Instale o Android 2.2 (FroYo) no Motorola Defy

FroYo no Motorola Defy

Há algumas semanas, alguns blogs noticiaram que o smartphone Motorola Defy vendido pela Claro já estaria vindo com o Android 2.2 (FroYo), em partes uma boa notícia. Mas e quem tem o Defy com Android 2.1 (Eclair)?

Bom, quem tem um Defy com a versão 2.1 do Android pode seguir o tutorial abaixo, feito pelo Fábio Nogueira, do Android Brasil Projetos.

Antes de prosseguir, lembre-se, as mudanças de ROM são de sua inteira responsabilidade.

Confira o tutorial:

Nota: se você já estiver com uma outra ROM qualquer 2.2, com o celular rooteado e com o Recovery instalado, baixe o backup do segundo passo e pule para o passo quatro.

Primeiro passo:

  • instalar os drivers da Motorola que estão disponíveis aqui.
  • instalar o RSD Lite 4.9 disponível aqui.
  • baixar o arquivo SBF que é a atualização para o Froyo disponí­vel aqui. (Ainda não é da Claro)

Depois dos drivers e do RSD Lite instalados é hora da atualização em si, plugue seu Defy no computador e aguarde a instalação dos drivers, ao fim da instalação abra o RSD Lite.

Na imagem acima mostra como o programa deve estar para a atualização.

Descompacte o arquivo JRDNEM_U3_3.4.2_117-002.rar dentro dele haverá um arquivo .sbf

Clique no botão […] que esta abaixo do numero 1, e busque o arquivo .sbf que estava dentro da pasta descompactada e de OK, se o RSD Lite reconhecer o seu Defy e estiver como na imagem acima é só clicar no Start que esta abaixo do numero 2, a atualização iniciará, esse processo demora cerca de 5 minutos, haverá alguns reboots e ao fim do processo no campo Status ira aparecer Finished ou Please Manually Power up this Phone e 100% em Progress.

O celular ja estará com o Froyo, mas ainda não com a ROM da Claro

Segundo Passo:

Baixar o backup da Claro aqui e extraia os arquivos no seguinte caminho /goapkrev/backup/ no cartão SD, se não houver essas pastas, pode criar.  (Créditos ao rafael.as do forum http://portalandroid.org/)

Terceiro Passo:

Rootear o celular, o processo é bem simples basta baixar o aplicativo aqui, descompactar, colocar o celular em modo de depuração (Configurações > Aplicativos > Desenvolvimento > Depuração USB) e executar o arquivo SuperOneClick.exe com o celular plugado no USB.

Clique no botão Root e aguarde o processo terminar, ao fim remova a depuração USB e reinicie o celular.

Quarto Passo:

Baixar o defy_recovery aqui

Salvar o arquivo na raiz do SD card, ir até o gerenciador de arquivos, podendo ser o Astro, Explorer ou outro e instalar o Recovery, ira aparecer um novo icone no menu chamado System Recovery, abra e selecione Install Recovery System, tenha calma pois demora um tempo, permita o acesso root, em seguida selecione Boot Recovery, o celular ira reiniciar em uma tela preta com um menu verde, navegue com as teclas de volume até a opção Backup & Restore e selecione com o botão power, selecione a opção Restore, agora navegue até a pasta Claro e selecione-a, irá aparecer a seguinte questão: Confirm restore? Navegue até a opção Yes, Restore, aguarde o processo terminar e selecione a opção Go Back, selecione a opção Wipe para fazer uma limpeza, ao fim do processo, ir em Reboot System now.

Pronto, seu Defy esta atualizado para a versão Froyo que será liberada para Claro.

Pra quem sentir falta do GTalk pode baixar aqui uma versão modificada que permite a instalação.

[Via Droid Brasil / Android Brasil Projetos]

Quase nem gosto de Android. Só tenho um Nexus 5, Moto E, um Galaxy Note 8", um Philips GoGear Connect 3... Fora os outros guardados ;)

Você pode deixar um comentário

43 Respostas to “Instale o Android 2.2 (FroYo) no Motorola Defy”

  1. Ronin disse:

    “Pronto, seu Defy esta atualizado para a versão Froyo que será liberada para Claro.”

    Será que essa rom da Claro está com personalizações? (cheia de widgets da claro e etc)

  2. Jonatas disse:

    Alan, eu tenho um Defy desbloqueado da TIM porém eu realizei a atualização em meu Defy, e nao instalei o Froyo da claro… e meu telefone esta funcionando normalmente… qual seria a utilidade deste Froyo da Claro???

    Obrigado…

  3. Jonatas disse:

    O seu comentário está aguardando moderação.
    6 de maio de 2011 às 11:57
    Alan, eu tenho um Defy desbloqueado da TIM porém eu realizei a atualização em meu Defy, e nao instalei o ROM da claro… e meu telefone esta funcionando normalmente… qual seria a utilidade deste ROM da Claro???

    Obrigado…

    • a versao de android de cara operadora vem com coisas personalisadas… por exemplo a animacao que aparece quando vc liga ele, a area de trabalho, algum software especifico da operadora, etc…

      o ideal é ir no site do fabricante e atualizar pelo software oficial deles… algumas tem versoes especificas para cada operadoda, alguns nao… como o meu, samsumg, atualizei usando o software baixado pelo site da samsumg e nao eh especifico da minha operadora, nao tem nenhuma logo… a instalacao foi “next next” sem complicacoes e nao perdeu nada que eu tinha no celular, nem dados nem software.

  4. samuel disse:

    bom o meu defy é da tim e como ainda nao tem essa atualizaçao no site da motorola gostaria de atualizar ele para o 2.2 por aqi..é seguro seguindo os tutoriais? abraços

  5. samuel disse:

    ” Mas agora a tim tbm liberou”
    ”A diferença (negativa) é que a da claro vem sem gmail e sem talk.”

    ELA LIBEROU O ANDROID 2.2 ? E AONDE? É ISSO QI VC TA FALANDO?

    ABRAÇOS

  6. samuel disse:

    eu coloquei entre as aspas o que vc falow mais acima..

  7. Paulo disse:

    Pessoal, hoje (17/06/2011) conversei com o pessoal da MotoENROLA, e eles informaram que a TIM-bicho-preguiça, não assinou o contrato para liberação da atualização do FROYO para o DEFY. No atendimento por telefone o pessoal da TIM simplesmente disse que TEM QUE ESPERAR, ou seja, quando algum iluminado que trabalhe na TIM estiver com a boa vontade de liberar alguma coisa, ficaremos sabendo, Até lá só restam duas opções : 1 – Instalar um RETAIL por alguém que disponibilizar ou 2 – ter muita, mas muita paciência com esta enrolação que dura há 1 mês e 17 dias!!!

  8. Victor Rodrigues disse:

    No meu caso por exemplo, eu comprei um DEFY da TIM Desbloqueado, tem como eu instalar o Froyo nele mesmo assim, retirando o chip ou coisa do tipo, tem vários aplicativos como exemplo flash player que só funcionam a partir do 2.2. Se alguém souber, estarei no aguardo, grato!

  9. Fernando disse:

    Olá…
    Tentei fazer essa atualização… mais quando abro o RSD Lite, meu telefone não aparece naquele grid inferior, como na imagem. Tem algum procedimento diferente a ser feito pra reconhecer?? já tentei plugar em modo de depuração e também não funcionou….
    Tenho um Defy.

  10. Roger disse:

    Allan.

    Tenho o mesmo TIM Desbloqueado MB525 (defy), porém, não consigo “rootear” com os aplicativos Android (Z4root ou Universal Root, por exemplo), e pelo SuperOneClick, ele fica travado e não evolui. Pelo meu aparelho, a versão é 3.6.36.1 (diferente da que eu tenho visto em sites e tutoriais). Será que isso está influenciando de alguma forma? Inclusive, não consigo fazer o upgrade do Android 2.1 para 2.2 (Froyo) pelo aparelho. Seria por isso?

    Obrigado pelo espaço e aguardo ajuda.

  11. Roger disse:

    Allan, valeu.

    Mas então, mesmo não estando “rooteado”, com esta versão que eu te passei (2.1 – 3.6.36.1) eu poderia fazer manualmente (pelo RSD) o upgrade para a versão 2.2.1 (acho que é isso) sem problemas?

  12. Roger disse:

    Allan.

    Desculpe, mais uma dúvida (ou duas). Eu preciso formatar meus dados do MicroSD para fazer o upgrade? Vou perder meus dados caso não formate?

    Valeu mesmo.

  13. Fernando disse:

    Boa tarde tem como retirar a logo da claro quando liga o motorola defy?

  14. Tiago disse:

    boa tarde, pessoal, ja tentei todas as formas possiveis (superooneclick, z4 + buzyb, etc) e meu motorola defy nao fica root de jeito nenhum, a versao da rom e 2.1 – 3.6.36.1(update 1), foi comprado na vivo.

    se puderem me ajudar agradeço.
    atenciosamente,
    Tiago

  15. Douglas disse:

    tem como vc me ajudar cara. eu comprei um defy e fui mudar o sistema operacional dele, passando assim para a versao 2.3, mas infelizmente ela é um lixo, e agora eu n tenho nem sinal direito pois fica sempre sem sinal, agora eu ia seguir seu tutorial para formatar ele e infelizmente a minha entrada usb n está sendo lida …. n estou entendendo.
    C vc puder me ajudar ficarei muito grato mesmo…
    vlw
    Obrigado

  16. Lenilson disse:

    Allan, preciso da sua ajuda se possível.
    No terceiro passo, o processo inicia, apresenta as seguintes mensagens:
    SuperOneClick v 1.6.5.0
    Killing DB Server

    Ok

    Starting ADB Server…
    daemon no running starting it now on port 5037
    daemon started successfully

    Ok

    Waiting for device …

    A partir dessa mensagem passa a não responder o SuperOneClick e fica travado.

    O que preciso fazer para concluir esse paaso ou posso fechar e executar o passo seguinte ?

  17. Geovao disse:

    boa noite amigos.queria saber o seguinte o meu def foi comprado na tim em desembro ,so que uso o chip da claro!tem como eu atualizar ele para claro ao inves da tim normalmente? valew abraço.

  18. djatila disse:

    Allan boa noite como vaio tudo bem? meu jovem tenho um motorola defy mb 525 com o android 2.1 com a rom da vivo(meu cel é da vivo mas é desbloqeado e uso a rede da claro nele),no caso se estalar nele essas atualização com a rom da claro sendo q ele tava com o da vivo será q tem algum problema…aguardo sua ajuda meu irmão para esclarecer obrigado e fica com Deus…

  19. Douglas disse:

    Meu Defy é vivo desbloqueado porem uso chip da claro…posso instala normalmente esse android claro nele?!

  20. Kátia Regina disse:

    Tenho um motorola defy mb525 fora da garantia que já é da claro. Preciso tirar o chip ? e como Faço o backup ? Me ajude, não entendomuito dessas coisas.

    Obrigada

  21. Eduardo disse:

    hei vei, e como faz para atualizar o motorola XT300? Desde ja, obrigado.

  22. Raquel disse:

    Alan boa noite!

    Tenho o motorola titanium e quero atualizar meu android, já entrei no site da nexte e não achei nada sobre esse assunto. Será que tem como fazer essa atualização? E qual seria o passo a passo?

    Desde já muito obrigado!!!

Deixe uma resposta

Subscribe to RSS Feed Nos Siga no Twitter!