Instale o Android 2.2 (FroYo) no Motorola Defy

FroYo no Motorola Defy

Há algumas semanas, alguns blogs noticiaram que o smartphone Motorola Defy vendido pela Claro já estaria vindo com o Android 2.2 (FroYo), em partes uma boa notícia. Mas e quem tem o Defy com Android 2.1 (Eclair)?

Bom, quem tem um Defy com a versão 2.1 do Android pode seguir o tutorial abaixo, feito pelo Fábio Nogueira, do Android Brasil Projetos.

Antes de prosseguir, lembre-se, as mudanças de ROM são de sua inteira responsabilidade.

Confira o tutorial:

Nota: se você já estiver com uma outra ROM qualquer 2.2, com o celular rooteado e com o Recovery instalado, baixe o backup do segundo passo e pule para o passo quatro.

Primeiro passo:

  • instalar os drivers da Motorola que estão disponíveis aqui.
  • instalar o RSD Lite 4.9 disponível aqui.
  • baixar o arquivo SBF que é a atualização para o Froyo disponí­vel aqui. (Ainda não é da Claro)

Depois dos drivers e do RSD Lite instalados é hora da atualização em si, plugue seu Defy no computador e aguarde a instalação dos drivers, ao fim da instalação abra o RSD Lite.

Na imagem acima mostra como o programa deve estar para a atualização.

Descompacte o arquivo JRDNEM_U3_3.4.2_117-002.rar dentro dele haverá um arquivo .sbf

Clique no botão [...] que esta abaixo do numero 1, e busque o arquivo .sbf que estava dentro da pasta descompactada e de OK, se o RSD Lite reconhecer o seu Defy e estiver como na imagem acima é só clicar no Start que esta abaixo do numero 2, a atualização iniciará, esse processo demora cerca de 5 minutos, haverá alguns reboots e ao fim do processo no campo Status ira aparecer Finished ou Please Manually Power up this Phone e 100% em Progress.

O celular ja estará com o Froyo, mas ainda não com a ROM da Claro

Segundo Passo:

Baixar o backup da Claro aqui e extraia os arquivos no seguinte caminho /goapkrev/backup/ no cartão SD, se não houver essas pastas, pode criar.  (Créditos ao rafael.as do forum http://portalandroid.org/)

Terceiro Passo:

Rootear o celular, o processo é bem simples basta baixar o aplicativo aqui, descompactar, colocar o celular em modo de depuração (Configurações > Aplicativos > Desenvolvimento > Depuração USB) e executar o arquivo SuperOneClick.exe com o celular plugado no USB.

Clique no botão Root e aguarde o processo terminar, ao fim remova a depuração USB e reinicie o celular.

Quarto Passo:

Baixar o defy_recovery aqui

Salvar o arquivo na raiz do SD card, ir até o gerenciador de arquivos, podendo ser o Astro, Explorer ou outro e instalar o Recovery, ira aparecer um novo icone no menu chamado System Recovery, abra e selecione Install Recovery System, tenha calma pois demora um tempo, permita o acesso root, em seguida selecione Boot Recovery, o celular ira reiniciar em uma tela preta com um menu verde, navegue com as teclas de volume até a opção Backup & Restore e selecione com o botão power, selecione a opção Restore, agora navegue até a pasta Claro e selecione-a, irá aparecer a seguinte questão: Confirm restore? Navegue até a opção Yes, Restore, aguarde o processo terminar e selecione a opção Go Back, selecione a opção Wipe para fazer uma limpeza, ao fim do processo, ir em Reboot System now.

Pronto, seu Defy esta atualizado para a versão Froyo que será liberada para Claro.

Pra quem sentir falta do GTalk pode baixar aqui uma versão modificada que permite a instalação.

[Via Droid Brasil / Android Brasil Projetos]

Quase nem gosto do Android. Só tenho um Nexus 4, Motorola D1, um Galaxy Tab 7.0 Plus, um Galaxy Note 8", um Philips GoGear Connect 3... Fora os outros que tem em casa.

Você pode deixar um comentário

43 Respostas to “Instale o Android 2.2 (FroYo) no Motorola Defy”

  1. Ronin disse:

    “Pronto, seu Defy esta atualizado para a versão Froyo que será liberada para Claro.”

    Será que essa rom da Claro está com personalizações? (cheia de widgets da claro e etc)

  2. Jonatas disse:

    Alan, eu tenho um Defy desbloqueado da TIM porém eu realizei a atualização em meu Defy, e nao instalei o Froyo da claro… e meu telefone esta funcionando normalmente… qual seria a utilidade deste Froyo da Claro???

    Obrigado…

  3. Jonatas disse:

    O seu comentário está aguardando moderação.
    6 de maio de 2011 às 11:57
    Alan, eu tenho um Defy desbloqueado da TIM porém eu realizei a atualização em meu Defy, e nao instalei o ROM da claro… e meu telefone esta funcionando normalmente… qual seria a utilidade deste ROM da Claro???

    Obrigado…

    • a versao de android de cara operadora vem com coisas personalisadas… por exemplo a animacao que aparece quando vc liga ele, a area de trabalho, algum software especifico da operadora, etc…

      o ideal é ir no site do fabricante e atualizar pelo software oficial deles… algumas tem versoes especificas para cada operadoda, alguns nao… como o meu, samsumg, atualizei usando o software baixado pelo site da samsumg e nao eh especifico da minha operadora, nao tem nenhuma logo… a instalacao foi “next next” sem complicacoes e nao perdeu nada que eu tinha no celular, nem dados nem software.

  4. samuel disse:

    bom o meu defy é da tim e como ainda nao tem essa atualizaçao no site da motorola gostaria de atualizar ele para o 2.2 por aqi..é seguro seguindo os tutoriais? abraços

  5. samuel disse:

    ” Mas agora a tim tbm liberou”
    ”A diferença (negativa) é que a da claro vem sem gmail e sem talk.”

    ELA LIBEROU O ANDROID 2.2 ? E AONDE? É ISSO QI VC TA FALANDO?

    ABRAÇOS

  6. samuel disse:

    eu coloquei entre as aspas o que vc falow mais acima..

  7. Paulo disse:

    Pessoal, hoje (17/06/2011) conversei com o pessoal da MotoENROLA, e eles informaram que a TIM-bicho-preguiça, não assinou o contrato para liberação da atualização do FROYO para o DEFY. No atendimento por telefone o pessoal da TIM simplesmente disse que TEM QUE ESPERAR, ou seja, quando algum iluminado que trabalhe na TIM estiver com a boa vontade de liberar alguma coisa, ficaremos sabendo, Até lá só restam duas opções : 1 – Instalar um RETAIL por alguém que disponibilizar ou 2 – ter muita, mas muita paciência com esta enrolação que dura há 1 mês e 17 dias!!!

  8. Victor Rodrigues disse:

    No meu caso por exemplo, eu comprei um DEFY da TIM Desbloqueado, tem como eu instalar o Froyo nele mesmo assim, retirando o chip ou coisa do tipo, tem vários aplicativos como exemplo flash player que só funcionam a partir do 2.2. Se alguém souber, estarei no aguardo, grato!

  9. Fernando disse:

    Olá…
    Tentei fazer essa atualização… mais quando abro o RSD Lite, meu telefone não aparece naquele grid inferior, como na imagem. Tem algum procedimento diferente a ser feito pra reconhecer?? já tentei plugar em modo de depuração e também não funcionou….
    Tenho um Defy.

  10. Roger disse:

    Allan.

    Tenho o mesmo TIM Desbloqueado MB525 (defy), porém, não consigo “rootear” com os aplicativos Android (Z4root ou Universal Root, por exemplo), e pelo SuperOneClick, ele fica travado e não evolui. Pelo meu aparelho, a versão é 3.6.36.1 (diferente da que eu tenho visto em sites e tutoriais). Será que isso está influenciando de alguma forma? Inclusive, não consigo fazer o upgrade do Android 2.1 para 2.2 (Froyo) pelo aparelho. Seria por isso?

    Obrigado pelo espaço e aguardo ajuda.

  11. Roger disse:

    Allan, valeu.

    Mas então, mesmo não estando “rooteado”, com esta versão que eu te passei (2.1 – 3.6.36.1) eu poderia fazer manualmente (pelo RSD) o upgrade para a versão 2.2.1 (acho que é isso) sem problemas?

  12. Roger disse:

    Allan.

    Desculpe, mais uma dúvida (ou duas). Eu preciso formatar meus dados do MicroSD para fazer o upgrade? Vou perder meus dados caso não formate?

    Valeu mesmo.

  13. Fernando disse:

    Boa tarde tem como retirar a logo da claro quando liga o motorola defy?

  14. Tiago disse:

    boa tarde, pessoal, ja tentei todas as formas possiveis (superooneclick, z4 + buzyb, etc) e meu motorola defy nao fica root de jeito nenhum, a versao da rom e 2.1 – 3.6.36.1(update 1), foi comprado na vivo.

    se puderem me ajudar agradeço.
    atenciosamente,
    Tiago

  15. Douglas disse:

    tem como vc me ajudar cara. eu comprei um defy e fui mudar o sistema operacional dele, passando assim para a versao 2.3, mas infelizmente ela é um lixo, e agora eu n tenho nem sinal direito pois fica sempre sem sinal, agora eu ia seguir seu tutorial para formatar ele e infelizmente a minha entrada usb n está sendo lida …. n estou entendendo.
    C vc puder me ajudar ficarei muito grato mesmo…
    vlw
    Obrigado

  16. Lenilson disse:

    Allan, preciso da sua ajuda se possível.
    No terceiro passo, o processo inicia, apresenta as seguintes mensagens:
    SuperOneClick v 1.6.5.0
    Killing DB Server

    Ok

    Starting ADB Server…
    daemon no running starting it now on port 5037
    daemon started successfully

    Ok

    Waiting for device …

    A partir dessa mensagem passa a não responder o SuperOneClick e fica travado.

    O que preciso fazer para concluir esse paaso ou posso fechar e executar o passo seguinte ?

  17. Geovao disse:

    boa noite amigos.queria saber o seguinte o meu def foi comprado na tim em desembro ,so que uso o chip da claro!tem como eu atualizar ele para claro ao inves da tim normalmente? valew abraço.

  18. djatila disse:

    Allan boa noite como vaio tudo bem? meu jovem tenho um motorola defy mb 525 com o android 2.1 com a rom da vivo(meu cel é da vivo mas é desbloqeado e uso a rede da claro nele),no caso se estalar nele essas atualização com a rom da claro sendo q ele tava com o da vivo será q tem algum problema…aguardo sua ajuda meu irmão para esclarecer obrigado e fica com Deus…

  19. Douglas disse:

    Meu Defy é vivo desbloqueado porem uso chip da claro…posso instala normalmente esse android claro nele?!

  20. Kátia Regina disse:

    Tenho um motorola defy mb525 fora da garantia que já é da claro. Preciso tirar o chip ? e como Faço o backup ? Me ajude, não entendomuito dessas coisas.

    Obrigada

  21. Eduardo disse:

    hei vei, e como faz para atualizar o motorola XT300? Desde ja, obrigado.

  22. Raquel disse:

    Alan boa noite!

    Tenho o motorola titanium e quero atualizar meu android, já entrei no site da nexte e não achei nada sobre esse assunto. Será que tem como fazer essa atualização? E qual seria o passo a passo?

    Desde já muito obrigado!!!

Deixe uma resposta

Subscribe to RSS Feed Nos Siga no Twitter!