Adobe Flash Player – O que é – vai acabar? – Dicas de como Instalar

O Adobe Flash Player, desenvolvido pela Adobe Systems, é um reprodutor de multimídia. Diversos sites, aplicativos e jogos foram desenvolvidos no formato Flash. Para reproduzi-los, é fundamental fazer uso do Adobe Flash Player, disponível tanto para mobiles quanto desktops.

Acontece que são várias as versões disponíveis do Adobe Flash Player. E o pior: o Adobe Flash Player está muito perto de seu fim. Por conta disso, surge uma dúvida na maior parte dos usuários do sistema operacional Android que precisam fazer uso do reprodutor: que versão baixar?

É justamente isso que veremos neste artigo. Antes, porém, vamos entender melhor o porquê de o Adobe Flash Player estar sendo descontinuado.

Adobe-Flash-Player

📸Apps para Fotos 🎧Apps para Música 🎱Apps  JogosApps previsão do tempo 🧳Apps viagens 

O Flash Player está acabando?

A resposta é sim. Em julho de 2017, a Adobe Systems, responsável pelo programa, fez o anúncio de que encerraria gradativamente o suporte ao Flash Player, a começar naquele ano e a ser encerrado definitivamente no final de 2020.

Por que razão? O Flash Player, desde a sua criação, é alvo de muitas críticas. A Apple, por exemplo, não faz uso do Flash Player em seus aparelhos, dentro outras razões por considera-lo demasiadamente instável. Outras desenvolvedoras consideram o Flash Player como lento e já bastante defasado.

Por essas e outras críticas, a Adobe Systems optou por descontinuar o Flash Player, incentivando, no lugar dele, o uso de outros padrões, como o HTML5, considerado superior o Flash em muitos aspectos.

Que versão usar no Android e como baixar?

Adobe-Flash-Player

Se você pesquisar por “Adobe Flash Player” na Play Store, loja de aplicativos do Android, pode se assustar pela quantidade de opções disponíveis para downloads, e nenhuma delas disponibilizada pela própria Adobe.

O fato de a Adobe Systems não disponibilizar o aplicativo para download é uma das estratégias para desencorajar o uso do reprodutor. Nenhuma das opções disponibilizadas na Play Store é oficial. Portanto, deve-se evitar utilizá-las, pois podem oferecer riscos ao seu aparelho smartphone.

Porém, você ainda pode baixar as versões para Android do Flash Player diretamente no site da Adobe. Essas versões disponíveis são as últimas lançadas, não havendo previsões para novas versões, embora elas ainda contem com pequenas atualizações para corrigir erros críticos.

Se o seu Android está entre as versões 2.0 e 3.0, você precisa baixar a verão 11.1.111.73 do Flash Player. Para isso, basta clicar neste link para que o download seja iniciado (não se preocupe, o link é diretamente da Adobe!).

Por outro lado, se o seu Android está na versão 4.0 ou superior, você precisará baixar a versão 11.1.115.81 do Flash Player. Para realizar o download, clique aqui.

Como instalar o Adobe Flash Player no Android

Adobe-Flash-Player

 

Os arquivos disponibilizados acima estão no formato .apk, padrão de aplicativo para Android. Para instalar, basta colocar o arquivo em seu smartphone, seja transferindo-o por conexão de mídia através de um cabo USB, seja enviando através da nuvem.

Com o arquivo já em seu aparelho, basta abri-lo diretamente na pasta em que você o colocou. Como é um arquivo de fora da loja oficial de aplicativos do Android, você precisará configurar o seu aparelho para aceitar arquivos de fontes desconhecidas. Para isso, vá em configurações, segurança e marque a opção “Permitir a instalação de aplicativos a partir de outras fontes que não o Google Play Store” (o processo pode mudar de aparelho para aparelho).

Leave a Reply