Android Lost – Como usar e configurar o aplicativo para segurança máxima

O Android Lost é um aplicativo de segurança da Google que permite ao usuário encontrar o Android perdido ou roubado. A aplicação só funcionava na versão desktop até 2016, mas logo passou a existir na Play Store o app que dá ainda mais agilidade na hora de enviar um sinal sonoro ou a localização aproximada com o uso do mecanismo do GPS do aparelho.

Desde que o Android Lost se encontra para baixar gratuitamente na Google Play também é possível fazer a configuração direto pelo Android, o que se chamada de Gerenciar Dispositivo Android. Afinal, por meio do programa também é possível ativar ou desativar os sistemas no qual você possui conta. Para conseguir acessar basta ter o login e senha de sua conta Google na qual está cadastrado o smartphone.

Como usar o Android Lost para encontrar o celular perdido ou roubado

  1. Baixe o aplicativo Android Lost na Play Store de algum celular ou acesse o site Find My Device, da Google no link:https://www.google.com/android/find
    App FInd My Device
  2. Acesse a ferramenta com o seu login e senha da conta Google;
  3. Automaticamente, se a localização do aparelho estiver ligada será mostrado qual é o último lugar que ele está ou onde está exatamente. Entretanto, lembre-se de que é uma localização aproximada, e não precisa;
    Como rastrear meu android
  4. É possível saber qual é o nível de bateria do aparelho e se está ligado;
  5. A partir disso o usuário poderá usar 3 recursos:
  • Reproduzir som: faz o aparelho reproduzir um som no volume máximo por 5 minutos. Assim, se você quiser identificar um ladrão próximo ou encontrar o aparelho dentro de casa ficará mais fácil;
  • Bloquear: a opção de pede para definir uma senha de bloqueio para que todas as suas informações fiquem protegidas e o usuário não possa acessar a nenhum recurso do sistema e/ou aplicativos;
  • Apagar/Limpar: se não tiver mais nenhuma esperança de recuperar o dispositivo use essa opção, ela irá restaurar para a configuração original do sistema e, portanto, tornará o aparelho seguro caso venha a cair em mãos erradas. Entretanto, ao fazer isso não haverá mais outra maneira de localizá-lo.

Como funciona o Lost Android e como configurá-lo?

Lost AndroidO Lost Android, como comentado, é um aplicativo cujo objetivo é proteger o seu aparelho contra furto ou perda. Para isso, obviamente, você deverá ter feito a proteção antes do aparelho ser extraviado ou perdido: do contrário, você não será capaz de reavê-lo com o Lost Android.

Para começar a usá-lo é muito simples: basta baixá-lo na Google Play, loja de aplicativos do Android (lá ele está com o nome “Lost Android” e é desenvolvido por Theis Borg), abri-lo em seu smartphone e conceder a ele uma série de permissões, tais como: acesso ao local do dispositivo, aos contatos, ao gravador de áudio, ao gerenciador de chamadas, às fotos e mídias do dispositivo e à câmera. Tudo isso, obviamente, para permitir que, em caso de roubo, o aplicativo possa executar essas funções para auxiliar o usuário a recuperá-lo.Mantenha tudo positivo, pois assim, mais funções terá em caso de perda.

Também será preciso se registrar no sistema, informando um e-mail e criando uma senha. Com isso, você poderá acessar o site do aplicativo e controlá-lo a partir dele, através da conta criada pelo aplicativo, na aba “controles”. Para isso, é preciso efetuar o login no site, apertando em “entrar” no canto superior direito.

Mas antes disso, você precisará dar ao aplicativo direitos de administrador, apertando em “request administrator rights” e confirmando.

Funcionalidades de segurança app Lost Android

Configurado o aplicativo e estando o usuário registrado, você terá as seguintes funcionalidades à sua disposição:

  • Ler as últimas mensagens de texto de seu aparelho, recebendo-as em seu e-mail cadastrado;
  • Disparar um alarme em seu aparelho, ajudando-o a encontrar em caso de perda;
  • Visualizar a localização do seu aparelho no mapa por meio do GPS;
  • Enviar mensagens de texto para o aparelho, através do PC;
  • Bloquear e desbloquear seu aparelho;
  • Apagar o conteúdo do aparelho;
  • Redirecionar as ligações que seu aparelho receber para algum outro número que você indicar;
  • Verificar o status do aparelho, incluindo informações como o restante de bateria, identificação do chip e mais;
  • Executar comandos no seu aplicativo através de mensagens de texto;
  • Apagar o conteúdo do cartão SD;
  • Exibir uma lista de ligações efetuadas;
  • Tirar fotos com a câmera frontal do seu aparelho (apenas para Android 2.3 ou superior);
  • Executar comandos de fala em seu aparelho;
  • Navegar pelo conteúdo do seu aparelho.

Tudo isso, obviamente, poderá ser realizado diretamente do site do aplicativo, que pode ser acessado clicando-se aqui. Portanto, é preciso que você já tenha instalado o aplicativo em seu aparelho e que o tenha configurado corretamente.

Caso você esteja interessado em utilizá-lo, é bom realizar todos os testes possíveis, a fim de atestar se as funcionalidades estão funcionando ou não, antes de sair despreocupado com seu aparelho.

Prós

  • Aplicativo gratuito, embora ofereça algumas funcionalidades pagas;
  • Fácil de utilizar;
  • Ajuda a localizar seu smartphone em caso de roubo ou perda;
  • Permite executar comandos em seu aparelho através do site do aplicativo.

Contras

  • Aplicativo todo em inglês;
  • Aparência feia e pouco intuitiva;
  • Site com design igualmente precário;
  • Usuários relatam que algumas funções podem deixar de funcionar, o que coloca a efetividade do aplicativo em risco.

Como baixar

Para baixar o Lost Android é muito simples: basta acessar a loja de aplicativos do Android, a Google Play, e pesquisar por “Lost Android” e selecionar a opção com este nome, desenvolvida por Theis Borg. Clique no botão abaixo para ser redirecionado automaticamente.

Baixar na Google Play

O aplicativo obviamente não está disponível para iOS nem para Windows Phone, uma vez que é exclusivo para o Android.

Gil Penter

Fotógrafo, ator e comunicador é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content