Início » Aplicativos » Aplicativos que mais consomem bateria no Android – Dicas para fazer durar mais!

Aplicativos que mais consomem bateria no Android – Dicas para fazer durar mais!

O tempo de duração da bateria de aparelhos celulares varia de acordo com o modelo, a frequência de uso e outros fatores como brilho da tela e uso de certos aplicativos. Geralmente, a maioria dos celulares são recarregados uma vez ao dia; os usuários deixam o aparelho carregando durante ao anoitecer e usam o mesmo até a próxima noite, onde ele é recarregado novamente. Porém, caso o seu celular esteja descarregando muito rápido, é melhor avaliar quais são os aplicativos que mais consomem bateria no Android e desse modo evitar a execução frequente dos mesmos.

O uso de certos aplicativos por várias horas a longo prazo pode fazer com que o aparelho comece a descarregar mais rápido e necessite de recargas em períodos de tempo cada vez mais curtos, ou seja, o seu aparelho pode desligar a qualquer momento do dia e fazer com que você tenha que levar o seu carregador para todos os lugares.

Existem aplicativos que utilizam a bateria do celular durante o uso e até mesmo em segundo plano, desse modo eles conseguem enviar notificações a você em tempo real, mesmo quando o aplicativo não está aberto e outro está sendo utilizado. Confira a lista de apps que mais consomem bateria em seu Android:

1. Google

Google no celular

Por mais estranho que pareça, o aplicativo da Google é o que mais consome bateria em seu celular, caso ele esteja instalado.

Atualmente a maioria dos aparelhos já possui esse aplicativo, que geralmente vem instalado direto da fábrica junto com outros apps oferecidos pela Google, como o Gmail, Play Filmes, Fotos, Play Jogos, entre outros.

Basicamente, o aplicativo Google é um assistente pessoal instalado em seu celular com a intenção de facilitar as tarefas do seu cotidiano. Ele é usado para:

  • Fazer pesquisas;
  • Mostrar notícias personalizadas;
  • Organizar Coleções de produtos que você quer comprar;
  • Organizar uma lista de lugares que você quer ir através do Google Maps;
  • Mostrar suas tarefas e atividades existentes em sua agenda;
  • Fazer traduções;
  • Mostrar a previsão do tempo;
  • Acompanhar ações da bolsa de valores.

Entre outras diversas funções que são oferecidas e consequentemente são usadas em praticamente todo o dia. Desse modo, esse é um dos aplicativos que mais utiliza sua bateria, principalmente quando está em segundo plano, isto é, esse aplicativo utiliza mais bateria em segundo plano do que aberto.

2. Instagram e Facebook

celulares e redes sociais para bateria do Android

Redes sociais como o Facebook e Instagram acabam apresentando uma grande quantidade de vídeos, imagens e outros tipos de interações entre seus usuários que gastam uma grande quantidade de bateria e dados de internet para carregar fotos e outros posts.

Além disso, é necessário que eles fiquem abertos em segundo plano para que você receba notificações o mais rápido possível e em tempo real.

3. WhatsApp

usar whatsapp

O uso do Whatsapp pode consumir mais bateria em segundo plano do que quando está ativo. Isso garante que suas mensagens estão sendo entregues sem atraso e que você também receberá mensagens logo após ela ser enviada. Desse modo, a bateria fica comprometida em fazer o aplicativo rodar sem problemas.

⭐ VOCÊ SABIA?
Whatsapp vai ter propaganda em tela cheia a partir de 2020 

 

4. Jogos de celular

Jogos de Android

Jogos de celular são viciantes e fazem com que os seus jogadores passem horas com o celular ligado para conseguir conquistar objetivos. Um belo exemplo ocorreu durante a febre do jogo Pokémon Go, onde muitas pessoas andavam com carregadores portáteis e até mesmo carregavam seus celulares em praças públicas e estabelecimentos comerciais.

Todas essas horas de jogo podem fazer com que o celular foque no desempenho e acabe utilizando muita bateria para mantê-lo.

💡 FIQUE LIGADO 💡
Os Jogos mais pesados do Android!

Dicas de como fazer a bateria do celular durar mais

Dicas para bateria do android durar mais

Existem alguns truques que podem ajudar você a controlar melhor seus aplicativos para que eles não utilizem tanto a bateria do seu aparelho.

Uma dica para que o consumo de bateria dos aplicativos não seja excessivo é acionar a opção “Suspender Aplicativo” no menu Bateria, localizado em Configurações, no seu aparelho. Essa opção irá suspender aplicativos enquanto ele não estiver em uso, consequentemente ele não irá contribuir para o gasto de bateria quando estiver em segundo plano.

Jogos podem comprometer a bateria do aparelho, porém existem já disponíveis algumas soluções.  Alguns aparelhos Android, como alguns celulares da Samsung, já possuem o Game Launcher, onde você pode modificar o desempenho do jogo e economizar a energia da bateria ao jogar selecionando a opção que foca na economia de energia ao invés de focar no desempenho. Além disso, ele organiza seus jogos e mostra a quantidade de tempo diário que você gasta neles, assim é possível monitorar e evitar que eles estejam abertos durante várias horas, comprometendo o desemprenho da bateria.

Além disso, você pode acionar o modo Economia de Energia, que vai suspender o uso de dados da internet por aplicativos em segundo plano e consequentemente os aplicativos que usam esses dados não irão comprometer o tempo de duração da bateria.

Rafaela Trevisan Cortes
Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Comente