Início » Tutoriais no Android » Bloqueio de Tela do seu Celular com Android – Como fazer e configurar

Bloqueio de Tela do seu Celular com Android – Como fazer e configurar

A segurança durante o uso de Smartphones é um assunto bastante em alta, infelizmente existem muitos vazamentos de mensagens, clonagens de contas, roubos de fotos, roubos de celular, perdas, entre outros problemas que podem acontecer devido a pessoas mal intencionadas.

Os especialistas advertem que quando mais obstáculos o usuário colocar em seus aplicativos e no aparelho, menores serão as chances de invasão. Por isso, vamos falar do bloqueio de tela do celular, um recurso presente em todos os tipos de smartphones, confira!

Como fazer o bloqueio de tela no celular Android em 5 passos

Em pouco minutos é possível ativar a proteção do celular Android, confira:

Passo 1 – Vá até o Painel ” Configurações”, pesquise por ” Tela de Bloqueio” e ” Segurança”. Alguns aparelhos podem trazer o ícone ” segurança” primeiro e depois, ” tela de bloqueio”.
Configurações do Android
Como configurar bloqueio de tela no Android


Passo 2 – Ao lado de ” Bloqueio de Tela”, terá um ícone chamado “Engrenagem”, clique nele.


Passo 3 – Escolha a opção “Bloquear automaticamente”, clique na opção ” Imediatamente”.


Passo 4 – À partir desse comando, o seu celular vai bloquear a tela assim que for desligado. Caso a opção ” Smart Lock” estiver ligada, desative.

Configuração de bloqueio de tela no Android

Passo 5 – Nesse instante, volte ao painel de ” Configurações” e entre na ” Tela de Bloqueio”, toque em ” Suspensão” ou ” Modo de Espera” e estipule um prazo para o bloqueio de tela, pode ser de 20 segundos ou 1 minuto. Avalie como é o seu uso do aparelho.
Tempo de bloqueio de tela no Android


Pronto, a configuração do bloqueio de tela do Android está concluída. Agora, toda a vez que o celular for desligado ou ficar o tempo estipulado sem uso, ele vai bloquear e o acesso só será possível com o uso da senha, PIN ou deslizamento dos dedos cadastrados.

Tipos de Bloqueio de tela no Android

O bloqueios de tela disponibilizados pelo Android podem ser:

Padrão – Deslizamento dos dedos, o usuário pode escolher um desenho para desbloquear;
Desenhar padrão de senha no Android

Senha – Digitar 4 ou mais de letras e números. Essa é uma das opções mais seguras;
Digitar senha no Android

PIN– Digitar 4 ou mais números;
Código Pin de senha no Android

O Android 10 e as versões superiores permitem que o usuário mantenha o celular desbloqueado por mais tempo em certas condições escolhidas, por exemplo: Enquanto estiver em casa.

Já nas versões mais antigas do Android, é possível usar o Smart Lock para desbloquear automaticamente em certas situações como: Em casa, no trabalho, etc.

Essas são formas de facilitar o uso do aparelho em situações que não representam perigo de perda, roubo ou furto.

Vale lembrar que os usuários do Android podem rastrear o seu dispositivo móvel  em caso de roubo ou perda através do Gerenciador de Dispositivo Android pela conta do Google. Ele mostra a localização do aparelho em um mapa, além disso, permite o bloqueio remoto do aparelho.

Para usar esse mecanismo, é necessário acessar o aplicativo de “configurações do Google” e ir “Gerenciador de Dispositivo Android” para ativar as opções.

Porém, é preciso enfatizar que o GPS precisa estar ativado para que esse sistema funcione. Caso você seja daquelas pessoas que desligam o GPS para economizar bateria, então, o aparelho não será rastreado se houver uma perda, furto ou roubo.

O bloqueio de tela do celular ainda é um recurso eficiente e totalmente gratuito que todos os usuários de Smarthphones devem utilizar. Afinal, quanto mais obstáculos, melhor é para evitar invasão no aparelho.

⭐VEJA TAMBÉM⭐
Melhores aplicativos espião para segurança do Android

Qual é a importância do bloqueio de tela do celular?

O bloqueio de celular funciona como uma barreira que confere muita proteção para o aparelho, dessa forma, caso o usuário perca o celular ou e roubado, as chances do mal feitor conseguir acessar seus dados pessoais e fotos são menores.

Durante o bloqueio da tela, o proprietário cadastra uma senha  deslizante ou numérica com o código PIN. Essa configuração é uma grande aliada para impedir que alguém que não saiba a senha tenha acesso ao aparelho.

Porém, é importante lembrar que o bloqueio de tela precisa estar ativado quando o celular não estiver nas mãos do dono. Por exemplo: Se o aparelho estiver em uso e alguém o rouba ainda em funcionamento, ou seja, sem a tela ativada, essa pessoa certamente terá acesso aos dados se ela o fizer antes do bloqueio.

Rafaela Trevisan Cortes
Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Comente