Como recuperar fotos apagadas no Android? 7 dicas

Fotografar os momentos importantes, tirar fotos de paisagens, selfies, fotos dos pets, trocar imagens em grupos através de aplicativos, tudo isso acaba enchendo nossos smartphones. Por isso, eventualmente, precisamos apagar algumas imagens ou mover para outra forma de armazenamento para liberar espaço na memória do celular.

Contudo, as vezes nos arrependemos de alguma imagem deletado ou até mesmo excluímos sem querer e, para muitos, isso já bate um desespero e um medo de não conseguir recuperar.

Em alguns casos, recuperar o arquivo pode ser mais difícil e, dependendo do tempo que passou, talvez não seja mais possível recuperar. Mas, antes de se desesperar, saiba que existem algumas opções para recuperar fotos apagadas. Se o seu celular funciona com o sistema Android, veja algumas dicas que separamos para você!

Google fotos

Como recuperar fotos apagadas do Android - Google Fotos

O Google Fotos é um aplicativo que já vem no sistema operacional Android e ajuda muito a armazenar as fotos com maior segurança, possibilitando recuperar as imagens apagadas. Contudo, ele só será útil se você já faz uso dele.

Se a ideia for prevenir deletar imagens sem querer, faça sempre o backup das suas fotos no app. Com o “Backup & sync” ativado, restaurar as imagens deletadas fica fácil, pois o Google Fotos possui uma lixeira.

Salvar as imagens no Google Drive e Dropbox, por exemplo, também é uma forma segura de backup.

Aplicativos para recuperar fotos apagadas no Android

Se você possui um celular com sistema operacional IOS, é mais fácil recuperar as fotos, pois o celular já possui uma lixeira dos arquivos deletados. Por isso, basta ir até a pasta e restaurar a imagem, como funciona em computadores. No Android, para recuperar as imagens é necessário da ajuda de alguns aplicativos.

Existem algumas opções de aplicativos nesses casos, mas um dos mais conhecidos e fáceis de usar é o DiskDigger. Esse app pode ser usado para recuperar fotos da memória interna e do cartão de memória.

Como recuperar fotos apagadas do Android - Disk Digger

Na hora de recuperar, existem algumas opções de como salvar os arquivos, como no Google Drive, Dropbox, por e-mail ou em alguma pasta específica do celular.

Outras opções de aplicativos para você baixar no seu celular Android são:

  1. DigDeep Image Recovery,
  2. Lixeira Dumpster,
  3. Photo Recovery,
  4. Undeleter Recuperação de Dados

Software de recuperação

Outra solução para recuperar as fotos apagadas do seu celular Android é apelar para softwares de recuperação, que são programas disponíveis na internet para tentar encontrar os arquivos deletados no celular.

Existem versões disponíveis que permitem apenas visualizar os arquivos deletados de forma gratuita, mas que para recuperar é preciso pagar  pelo software. Um exemplo é o EaseUS MobiSaver.

Recuperar fotos apagadas do celular

Para usá-lo, é preciso baixar em seu computador e depois conectar o celular no computador com o cabo USB.

No dispositivo, habilita o modo “desenvolvedor” e depois vá em “configurações > “sobre o telefone” e “número da versão”. Na sequência, acesse “programador” e “depuração USB”.

Quando conectado ao dispositivo, o nome do celular deve aparecer no software. Nesse momento, basta dar o “Start” para começar a rastrear os arquivos. O software é bem intuitivo e fácil de usar.

Se pagar para recuperar as imagens não for viável, o uso dos aplicativos são uma opção mais em conta, pois muitos são gratuitos.

Dicas simples para liberar espaço no seu celular

É bom saber que existem algumas opções para recuperar as fotos apagadas, mas nem sempre podemos apostar todas as fichas nesses aplicativos e softwares de recuperação. O ideal é manter no celular uma quantidade de imagens que não sobrecarregue o armazenamento e que sejam necessários. Separamos algumas dicas simples:

 

  • Após tirar várias fotografias de uma paisagem, selecione quais você deseja guardar, de fato. Algumas podem ficar tremidas e sem foco e podem ser apagadas;
  • Não faça download automática de todas as imagens em aplicativos como Whatsapp, por exemplo. Basta ir até as configurações do app e verificar essa informação;
  • Use HD externo para salvar fotos especiais que você deseja guardar;
  • Use um cartão de memória, assim você terá mais espaço no celular e não terá que excluir fotos com tanta frequência, evitando deletar sem querer alguma imagem importante.

 

Gil Penter

Fotógrafo, ator e comunicador é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content