Nem tudo está perdido: descubra como recuperar o áudio perdido no WhatsApp!

O uso do WhatsApp tem sido cada vez mais intenso na atualidade, tanto para conversas pessoais, para manter o contato com famílias e amigos, quanto para conversas profissionais. Assim, realizar o backup das conversas ou ter acesso a elas sempre que necessário se tornou uma ferramenta essencial. Por isso, quando algum arquivo importante é apagado, algumas pessoas podem ficar muito preocupadas.

No entanto, os aparelhos celulares atuais possuem algumas alternativas para recuperar os arquivos de maneira razoavelmente simples. Confira abaixo como é possível resgatar áudios apagados do WhatsApp independentemente do sistema que seu celular possui.

Passo a passo para recuperar o áudio perdido no WhatsApp

Dependendo de como o áudio do WhatsApp foi perdido, você têm maneiras diferentes de recuperá-lo.

O arquivo de áudio foi apagado

Talvez a maneira mais simples recuperar o áudio perdido é no caso do arquivo ter sido apagado da memória do seu celular, mas não a mensagem na qual ele foi enviado. Nesse caso, basta localizar a mensagem que continha o áudio na própria conversa do WhatsApp, pois o link do arquivo sonoro permanece ativo no aplicativo. Basta então fazer o download novamente.

A mensagem que continha o áudio foi apagada

Se você já havia baixado o arquivo e depois apagou a mensagem, há dois modos de recuperá-lo.

A primeira alternativa é acessar a pasta de áudios do WhatsApp no seu aparelho e reproduzir todos os arquivos manualmente até encontrar aquele que você tinha interesse. Esses arquivos geralmente ficam salvos nas pastas WhatsApp Voice Notes ou WhatsApp Audio.

Para realizar esse passo é possível contar com um aplicativo gerenciador de arquivo, como o Files do Google. Em seguida, acessar os arquivos do cartão de memória e, então, você poderá recuperar os áudios que foram deletados.

Aparelhos com sistema Android possuem também uma ferramenta muito útil para localizar itens de conversas antigas, o Notification History. Essa é sua segunda alternativa caso você possua um Android. Basta localizar o aplicativo na Play Store e instala-lo. Depois disso, abra o aplicativo, clique em “permitir” e depois em “ok”. O aplicativo solicitará sua permissão para ter acesso às notificações, então clique em “ok”. Em seguida, vá em configurações do dispositivo, ligue a chave do aplicativo e clique em “ok”.

Ele vai começar a arquivar seu histórico de conversas e avisará quando um arquivo for apagado. Quando isso acontecer, abra o Notification History e localize a notificação “esta mensagem foi apagada”. Em seguida, clique em “mensagem de voz” e depois sobre o arquivo tipo .opus. O áudio será então reproduzido.

Se a conversa e o áudio foram ambos apagados

Caso você tenha deletado tanto a mensagem quanto o arquivo do áudio, a terceira alternativa é restaurar o backup do WhatsApp que fica salvo no Google Drive. Essa solução funciona para celulares com sistema Android, Iphone (iOS) e também para o Windows Phone.

Siga os passos abaixo para solucionar o problema:

  • Entre em ConfiguraçõesAplicativos, WhatsApp, Armazenamento e por último, em Limpar dados;
  • Clique em “ok”. Nesse momento, o aparelho vai apagar todos os dados de conversas do seu WhatsApp;
  • Em seguida, abra o WhatsApp. Coloque novamente com o seu número de telefone e verifique as informações;
  • Se você utiliza o backup do Google Drive, o WhatsApp vai encontra-lo.
  • Por último, clique em Restaurar”.

 

Recuperar áudios apagados no iPhone

Aparelhos com o sistema iOS são mais complicados de trabalhar pois possuem configurações e sistemas específicos. Por isso, às vezes é necessário tentar outros procedimentos para solucionar seus problemas.

Para recuperar mensagens de áudio no iPhone é preciso verificar, primeiramente, se o seu celular realiza o backup automático pelo iCloud, a nuvem da Apple. Para checar, vá em Ajustes e clique sobre o seu nome. Em seguida, selecione “iCloud” e verifique se o WhatsApp está ativo.

Infelizmente, se o backup não estiver ativo, não será possível recuperar seus arquivos de áudio. Se estiver ativo, siga os próximos passos:

  • Desinstale o WhatsApp e faça a instalação novamente pela App Store;
  • Depois, entre com seu número de celular. O aplicativo enviará uma notificação sobre a existência de um backup salvo no iCloud;
  • O app te dará as instruções sobre como proceder para recuperar suas conversas salvas.

 

Rafaela Mustefaga

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content