Devo ou não atualizar o Android? – Dicas – Curiosidades

Ter um telefone com o sistema operacional Android é, quase sempre, ser avisado sobre um pedido de uma nova atualização para o sistema no smartphone. Na maioria das vezes, esses updates são rápidos e fáceis de fazer, porém, os usuários não sabem do que se trata e preferem postergar qualquer mudança desnecessária.

A Associação Norte Americana de Profissionais de TI (USENIX) afirma que 98% das pessoas que usam sistema Android não costumam entender ou aceitar as atualizações. Mesmo assim, devo ou não atualizar o Android? Logo abaixo, falamos sobre a importância de algumas mudanças, confira:

📸Apps para Fotos

🎧Apps para Música

🎱Apps  Jogos

Apps previsão do tempo

🧳Apps viagens 

O Sistema Android

O Android é o sistema operacional mais procurado para quem deseja customizar ao máximo o seu funcionamento. Conhecido como um software de código aberto, alguns usuários conseguem modificar sua estrutura e distribuem outras versões livremente. Mesmo assim, essas edições “não-oficiais” podem acarretar na perda de garantia do smartphone, ou mesmo na inutilização do aparelho.

Como padrão, o sistema operacional tem o padrão de definir, em sua nomenclatura, um codinome inspirado em doces. Por exemplo, as versões mais antigas se chamavam “Cupcake”, “Donut”, “Ice Cream Sandwich”, enquanto a últimas receberam os nome de “Oreo” e “Pie”.

Vantagens

O Android, como um sistema operacional, está em constante mudança e evolução. A versão mais recente, a 8.0/8.1 Oreo, ou pie é a mais otimizada até agora e tem softwares e apps desenvolvidos com as tecnologias que estão no topo. Dessa forma, ao não atualizar seu sistema, você não terá 100% das funções, que podem ter grande importância para o desempenho do seu celular.

Um exemplo: alguns sistemas operacionais são mais leves do que os obsoletos. Então, você tem a escolha de usar uma opção mais otimizada, mas, mesmo sem saber, escolhe manter a versão antiga do Android, que é mais lenta.

Mesmo assim, existem várias variáveis para definir se atualizar o celular é uma boa escolha, lembrando que fatores como a idade do aparelho, ou mesmo a marca, fazem diferença no processo. Geralmente, atualizar é o melhor caminho para continuar em dias com as melhores funções disponibilizadas pelo Android, como facilidades, novos apps ou mesmo os visuais mais modernos.

Segurança

Se você está preocupado com a segurança do seu aparelho, saiba que estar com o smartphone atualizado significa manter-se em dia com os mais recentes recursos da tecnologia, livre de bus e correções necessárias. Além disso, os últimos Androids tem proteção contra alguns malwares e vírus que não conseguem chegar à última versão do sistema, por conta da dificuldade de acessá-las. Então, se você se preocupa em manter senhas salvas, como a do cartão de crédito, atualizar o Android é uma necessidade.

Como saber se existem atualizações disponíveis?

Na maioria das vezes, os usuários recebem um alerta com uma notificação de que o sistema operacional Android precisa ser atualizado imediatamente. Nesses casos, é recomendado que o usuário esteja em uma rede Wi-Fi, com bateria carregada, para evitar problemas.

Mesmo assim, também é possível verificar se existem atualizações disponíveis no próprio Android. O primeiro passo é acessar as configurações do telefone e acessar a aba “Sobre o telefone”. Em seguida, vá em “Atualizações do sistema” para visualizar o status do Android. Ao lado, você saberá se o seu software está atualizado, ou não.

Em quais casos não é aconselhável atualizar?

Como já foi mencionado, alguns usuários criam novas versões do Android, que podem prejudicar sua experiência com o celular. Nessas situações, é preciso ter noção do que está fazendo, caso contrário, qualquer erro de programação pode deixar seu smartphone inutilizável.

Se você tem um celular antigo, com data de fabricação de 2015, as últimas atualizações não estarão disponíveis para você, mas, mesmo assim, é possível acessar outras edições obsoletas. A orientação é atualizar sempre que possível, mas, verifique sempre os requisitos mínimos de cada edição.

Por exemplo, algumas atualizações mais recentes ocupam mais espaço do que outras. Então, se o seu telefone é antigo e tem pouco armazenamento, é recomendado que você não atualize a fim de não perder muito espaço no seu dispositivo.

 

Leave a Reply