Emulador de Android para PC Fraco – 7 que rodam em qualquer máquina

Com um bom emulador você consegue fazer o sistema Android do seu smartphone rodar até num PC fraco. Esse tipo de software transforma os programas em arquivos .APK, te dando a possibilidade de usá-los normalmente em outra máquina.

Assim, se torna possível abrir jogos de aplicativos na tela ou usar o teclado “de verdade” para digitar em apps disponíveis somente na versão mobile, como o Evernote.

De praxe, emular o Android num computador vai exigir bastante da sua máquina. Afinal, esse tipo de programa ocupa bastante espaço no disco rígido do PC e exige potência da memória RAM. Com 8GB ela já pode travar, com menos do que isso o processo se torna tão lento que nem vale a pena a tentativa.

Por isso, se o seu computador não é lá essas coisas é melhor optar por um desses emuladores de Android listados abaixo. Esses não vão te deixar na mão mesmo que tenha um PC fraco.

1 – KO Player

O Koplayer é um dos apps emuladores de Android mais bem avaliados na Google Play. O software é recomendado sobretudo para quem quer usar os apps de jogos na versão desktop, que é o foco do emulador.

Como diferencial, o Koplayer permite emular controles para Android para garantir uma experiência ainda melhor aos gamers.

Para quem estiver com dificuldade de rodar o programa basta ativar o modo de velocidade na configuração inicial, isso vai te garantir um melhor desempenho para a sua máquina – mesmo que o hardware não seja um ícone de potência.

Para fazer a instalação basta baixar o aplicativo na Google Play e seguir as instruções para inicialização do serviço.

TESTE O SEU EMULADOR com esses jogos mais pesados para o Android. Se rodar, é porque a estratégia deu certo, pois na lista estão só os gráficos mais bem elaborados e que consomem com a memória até dos aparelhos mais feras.

download

2 – BlueStacks

O BlueStacks não é um app que ocupa muito espaço, por isso é uma boa opção para quem tem um PC fraco. Assim como os demais aplicativos desta lista ele é recomendado para quem quer jogar games de apps no comutador.

O diferencial do software é que ele permite instalar aplicativos da Google Play diretamente no seu computador, o transformando numa espécie de celular que não atende à chamadas.

Com o emulador o usuário não terá quase nenhuma restrição para acessar aplicativos da Google Play e o processo de instalação do software é bem intuitivo.

download

3 – Genymotion

 

O Genymotion tem a vantagem de que todo o processo de instalação fica armazenado numa nuvem, sem gastar espaço na memória interna do seu celular ou do seu PC fraco.

Para usar o emulador não é preciso baixar nada na sua máquina, somente o app no celular para conseguir emular o sistema em outro dispositivo.

Esse software é usado especialmente para programadores e desenvolvedores de app que querem testar suas ferramentas com mais facilidade. Afinal, esse é um dos poucos emuladores que têm livre acesso à todas as funcionalidades do Android, incluindo configurações do sistema, GPS, localização, entre outros.

O interessado pode usar o GenyMotion em qualquer sistema (Windows, Mac, OS e Linux), mas a versão gratuita tem limite de 30 dias. Depois disso, será preciso pagar para usar o emulador.

VEJA TAMBÉM → os aplicativos de música para ter no seu celular 

download

4 – NoxPlayer

O Nox Player é um dos emuladores de Android mais leves existentes e não é por conta da economiza de funcionalidades. Afinal, o software conta até com configurações personalizadas do Android e te deixa baixar apps da Play Store no seu computador sem precisar fazer root (administrar o sistema).

O que mais se destaca no Nox Player é o layout diferenciado, muito mais intuitivo do que qualquer outro dessa lista e com uma interface limpa e de uso fácil, ideal para quem quer quebrar usar o app só para quebrar um galho.

download

5 – Youwave

O YouWae é o emulador mais recomendado para quem quer fazer um uso rápido da ferramenta. Com ele usuário não vai gastar muito tempo para entender como fazer a instalação e espelhar os aplicativos da tela do celular para a tela do PC como se estivesse usando um Chromecast.

Entretanto, o YouWave não está disponível na Google Play. Portanto, aos interessados será necessário baixar os arquivos em .apk disponíveis na internet. No botão abaixo há o link para baixar a versão compatível com android 4.0.4. Para usar em versões superiores é preciso pagar pelo prorgama.

download

6 – Memu Play

O Memu Play é um emulador totalmente voltado para o gameplay. Com ele é fácil de emular jogos de Android no PC podendo até mesmo deixando dois jogos rodando em páginas diferentes.

Para melhorar ainda mais a jogabilidade o usuário pode optar pelo uso do controle do teclado, mouse ou gamepads.

download

7 – Android Studio Emulator

O Android Studio Emulator é mais recomendado para os desenvolvedores de aplicativos ou para quem quer acessar as configurações do sistema com a praticidade de uso que permite um computador.

Entre as opções aqui listadas o Android Studio Emulator é que vai exigir mais do seu PC, mas ainda não dá para negar que o software foi desenvolvido com um cuidado especial para que o programa não ficasse pesado demais. Dá para dizer que está no limite do que um computador mediano consegue rodar de um emulador profissional.

Mas se o seu computador é fera, como um  gamer ou um mac vale a pena optar por emuladores mais potentes, pois apesar de ocuparem mais espaço no seu PC garantem um melhor desempenho na emulação. Nesse caso, aposte no Nox ou no Andy – considerados os melhores para emular o Android no desktop.

download

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content