Evolução da câmera do Android – De 0.35 MB a 64 MB – tudo sobre

Com o passar dos anos os celulares evoluíram e, consequentemente as câmeras também! A evolução da câmera do Android é visível em todos as marcas de celulares, como Motorola ou Samsung. A princípio os sensores não chegavam a 1MP de resolução e, atualmente há aparelhos que possuem câmeras duplas e lentes com aberturas variáveis!

Os primeiros celulares com câmera apareceram em meados dos anos 2000, há praticamente duas décadas atrás! De lá para cá, muita coisa mudou e para melhor! As primeiras câmeras de celular tinha uma resolução bem baixa e cabiam pouquíssimas fotos no aparelho. Confira a evolução das câmeras nos celulares:

Primeiro celular com câmera

A Samsung é uma marca sul-coreana que fabrica aparelhos que funcionam com o sistema operacional Android. É também conhecida por suas ótimas câmeras que proporcionam boas capturas.

Um dos primeiros celulares com câmera foi lançado pela Samsung em meados de 2000. Era o modelo SCH-V200, com câmera dedicada de 0.35MP. No entanto, as fotos não podiam ser vistas na tela do celular! Para vê-las, era necessário conectar o celular em um computador.

Há outro modelo de celular com câmera que também foi lançado em 2000, o J-SH04 da marca Sharp. A câmera era de apenas 0.11MP e já era possível enviar a imagens, sem a necessidade de um computador.

Primeiras evoluções: câmera de 2MP, lentes maiores e mais qualidade de resolução

Entre os anos de 2002 e 2003 várias empresas de celulares com o sistema Android, como a Nokia e Samsung, começaram a investir em novos celulares com câmeras melhores. A partir desse momento, deu início a criação de câmeras capazes de captar uma imagem com melhor qualidade.

Em 2005, a Sony lançou o K750, um celular com câmera traseira de 2 megapixels. E, apenas um ano depois, a Nokia lançou o N95, o primeiro aparelho com uma câmera de 5 megapixels! Além disso, as lentes desse aparelho eram muito melhores dos que qualquer uma dos anteriores. Outro diferencial desse aparelho, é que ao invés do tradicional flip, a tela subia para que o usuário pudesse acessar o teclado.

Sensores de 8 MP em 2008

Em uma época que os televisores estavam começando a ganhar a versão Full HD, a Samsung tomou a frente e lançou o celular i8510 INNOV8. O aparelho contava com 8MP, o que gerava uma imagem de 3264 x 2448 pixels!

A resolução das fotos tiradas com esse aparelho chegam bem perto de uma resolução em tela 4K. Talvez hoje um aparelho com câmera 8MP não seja tão cobiçado, mas há mais de uma década atrás era sucesso!

Inclusive, saiba que uma resolução de 8MP é um bom tamanho para tirar fotos do dia a dia e ainda revelá-las em tamanho normal (10×15).

Entre os anos de 2008 e 2009 o mercado girava em torno dos aparelhos Samsung e Nokia. Posteriormente, a Nokia passou a ser da Microsoft. A própria Samsung, pouco tempo depois começou a fabricar a linha Galaxy S e, entre eles o Galaxy S6 com câmera de 12MP.

Chegada dos smartphones: 2010 em diante

Por volta de 2010 e 2011, começaram a surgir os smartphones. Os avanços tecnológicos foram tão grandes que as câmeras acabaram se estabilizando por um tempo. Em 2010 a Samsung lançou o seu primeiro smartphone, o Galaxy S. Esse também foi o primeiro aparelho com uma câmera frontal de 0.3MP.

Nos anos seguintes, a linha Galaxy foi ganhando novas versões e um design mais aperfeiçoado. Já as câmeras, em 2013 o modelo Galaxy S4 Zoom ganhou um sensor de 16MP.

Em 2014 os celulares entraram para o mundo do Full DH screen. As câmeras começaram a ser utilizadas também para gravar vídeos. E o aparelho que ganhou  destaque nesse período foi o Samsung Galaxy S5, também com um câmera de 16MP. Esse também foi o primeiro aparelho com o sensor ISOCELL, o que garantia um melhor controle de absorção. O resultado são fotos com cores mais nítidas.

Evolução da câmera dos Android nos últimos 5 anos

Em meados de 2015 começaram a trabalhar em smartphones com câmeras profissionais, sendo utilizadas tanto para fotos como vídeos. Em 2016, a Samsung lançou o Galaxy S7 com um sensor de 12MP, Dual Pixel e uma abertura mais ampla. Uma câmera profissional em um período que a disseminação de imagens estava em constante crescimento nas redes sociais. Dois anos depois o Galaxy Note 8, também da Samsung foi o primeiro da marca lançado com dois sensores, além de muitos outros recursos bem bacanas.

Em 2015 outra marca forte de smartphones com câmeras incríveis chegou ao Brasil: a chinesa Xiaomi. O Redmi 2 Pro tinha uma câmera traseira de 8MP e a frontal com 2MP. Um ano depois, a Xiaomi lançou no Brasil no Xiaomi Mi Mix, com câmera traseira de 16MP e a frontal com 5MP.

Recentemente, em 2019, a Samsung anunciou o Realme XT, o primeiro celular com câmera de 64MP do mundo! O aparelho terá uma câmera quádrupla de alta resolução e sensor para macros.

O smartphone tem o sensor ISOCELL Bright GW1. Possui uma câmera principal de 64MP, uma de 8MP com lente ultra grande-angular de 119º e mais duas de 2MP: uma para profundidade e outra para macros.

Também em 2019, a chinesa Xiaomi lançou o Redmi Note 8. Um smartphone com câmera de 48MP, resultando em fotos com uma resolução de 8000×6000 pixels, além de gravar vídeos em 4K com uma resolução de 3840×2160 pixels.

Gil Penter

Fotógrafo, ator e comunicador é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content