Gerenciador de dispositivo Android – Encontre seu celular roubado ou perdido com a Conta Google

O gerenciador de dispositivo Android (recentemente a função mudou de nome para Find My Device) é um recurso do sistema operacional que permite localizar um celular roubado ou perdido mostrando-o suas coordenadas num mapa e possibilitando bloqueá-lo ou ativar um sinal sonoro.

Até 2013 o sistema operacional Android ainda não contava com uma aplicação oficial para rastreio do celular – o que já existe quase que desde sempre nos dispositivos iOS. Assim, quem quisesse localizar um dispositivo Android perdido era obrigado a realizar a operação por meio de um PC – o que pode não ser a melhor ideia em caso de um roubo, que exige ações rápidas.

Notando a falta de recurso, foi lançado na Play Store o app Find My Device para dar ao usuário do Android mais facilidade de localização ao seu aparelho e proteção às informações.

Entretanto, ele não é o único aplicativo disposto a realizar essa tarefa. Aqui te mostramos o passo a passo de como utilizar o Find My Device e outras ferramentas semelhantes para gerenciar o seu dispositivo Android de forma eficiente.

Como usar o Gerenciador de Dispositivos Android para localizar meu dispositivo roubado ou perdido

  1. Baixe o aplicativo Gerenciador de Dispositivos Android na Play Store. A aplicação é obviamente de graça e compatível com todos os aparelhos com sistemas operacionais a partir da versão Android 2.3 Gingerbread. Se preferir acesse pelo site: www.google.com/android/find
  2. Acesse a ferramenta e faça login na sua conta Google;
    App FInd My Device
  3. Se a localização do dispositivo estiver ativada será possível rastrear o aparelho em mapa, mas lembre-se de que é somente uma localização aproximada e não exata – como a que o Uber usa, por exemplo.
    Como rastrear meu android

Em seguida o usuário conta com três opções:

 

  • Tocar: faz o aparelho reproduzir um som no volume máximo por 5 minutos. Assim, se você quiser identificar um ladrão próximo ou encontrar o aparelho dentro de casa ficará mais fácil;
  • Bloquear: a opção de pede para definir uma senha de bloqueio para que todas as suas informações fiquem protegidas e o usuário não possa acessar a nenhum recurso do sistema e/ou aplicativos;
  • Apagar: se não tiver mais nenhuma esperança de recuperar o dispositivo use essa opção, ela irá restaurar para a configuração original do sistema e, portanto, tornará o aparelho seguro caso venha a cair em mãos erradas. Entretanto, ao fazer isso não haverá mais outra maneira de localizá-lo.

Como usar o gerenciador de dispositivo Android (ativar e desativar)

Se você não perdeu o seu celular pode configurar o Gerenciador de Dispositivo para deixá-lo ativo, assim será ainda mais fácil localizá-lo em caso de perder smartphone.

  1. Abra as Configurações do seu Smartphone;
  2. Vá em “Google”;
  3. Acesse “Segurança”;
    Segurança Android
  4. Clique em “Encontrar meu Dispositivo”;
    Gerenciar dispositivo Android
  5. Ative o recurso no canto superior direito ou desative-o.

Aplicativos de gerenciador do dispositivo Android

O celular é muito mais que um objeto para fazer ligações. Através dos aparelhos Android é possível armazenar informações e dados, ver sua conta bancária, realizar transações, acessar e-mails, redes sociais e até fazer compras. Isso faz com que perder o celular seja um grande transtorno.

Apesar do Gerenciador de Dispositivo Android ser bastante eficiente ainda há outros apps semelhantes que permitem outros recursos para a segurança de informações do seu celular.

1 – Cerberus Antirroubo

Cereberus

Com esse app instalado em seu aparelho Android você poderá rastreá-lo o tempo todo e em tempo real. Poderá até mesmo tirar fotos da pessoa que estiver com o seu celular em mãos, emitir alarme sonoro, bloquear o aparelho e apagar todos os seus dados.

Como usar

  1. Usá-lo é bem simples. É preciso instalar o aplicativo em seu Android → Link para download no site oficial
  2. Aceite as permissões e criar uma conta com usuário, e-mail e senha;
  3. Ao perder ou ter o celular roubado, acesse o site www.cerberusapp.com e faça o seu login;
  4. Em seguida, você terá todas as informações que precisa para localizar o seu aparelho.

O app é excelente e tem ótimas ferramentas para ajudar a encontrar o seu dispositivo. Entretanto, poderá encontrar empecilhos em algumas funções que ficam bloqueadas para versão Premium.

2 – Kaspersky Antivírus Proteção e Anti Furto

Localizar celular roubado ou perdido Kaspersky

Como localizador, o antivírus Kaspersky irá rastrear o seu aparelho Android em caso de perda ou roubo. Com a ferramenta será possível ativar um alarme, bloqueá-lo ou até limpar todas as suas informações e dados contidos no aparelho. O recurso adicional é que ele também irá tirar uma foto da pessoa que está com o seu aparelho.

Como usar

  1. Baixe o app grátis na Play Store;
  2. Crie uma conta;
  3. Posteriormente, para localizá-lo, acesse o site https://my.kaspersky.com/pt-BR e faça o seu login;
  4. Clique em “Localizar meu dispositivo”.

3. App Manager

Já se o seu assunto é gerenciar as informações do seu Android como em aplicativos, arquivos e mídias deve buscar um bom gerenciador de aplicativos. Nesse caso, o mais recomendado pelos usuários na Play Store é o App Manager.

Com o software é possível gerenciar quase todas as informações dispostas nos aplicativos e até te ajuda a saber quais apps estão fazendo bom uso ou não de suas informações.

Baixe o aplicativo na Google Play. 

É muito importante manter a segurança dos seus dados, seja no smartphone ou tablet Android e essas ferramentas são a carta na manga que precisa para te salvar daquelas situações mais chatas de roubo ou perda de um aparelho.

Gil Penter

Fotógrafo, ator e comunicador é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content