WhatsApp irá exibir propagandas em tela cheia a partir de 2020!

O aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp passará a exibir anúncios em tela cheia em 2020. Esses anúncios serão demonstrados por meio da ferramenta de status do aplicativo, se assemelhando com a rede social Instagram, em que a cada dois ou três stories reproduzidos, há a exibição de diversas propagandas.

Rumores de que o WhatsApp começaria a receber anúncios no aplicativo já estavam circulando há algum tempo nos meios digitais, mas agora temos uma confirmação explícita do Facebook, empresa controladora do aplicativo de mensagens, uma vez que tal novidade no aplicativo foi anunciada recentemente durante o evento do Facebook Marketing Summit. 

As propagandas no WhatsApp por meio do status

Quando o WhatsApp teve seu lançamento, seus criadores prometeram que não venderiam os dados de seus usuários e nem colocariam anúncios na plataforma. Em vez disso, o aplicativo cobrava uma taxa anual de 99 centavos para gerar receita e cobrir os custos dos chats de milhões de usuários. Ao longo de sua existência, o WhatsApp passou por um enorme crescimento após a aquisição do Facebook e agora possui mais de 1,5 bilhão de usuários de cerca de 180 países. Os donos do aplicativo, então, mudaram suas opiniões sobre os anúncios e, nesse ano, informaram que pretendem adicioná-los à plataforma.

Esse anúncio ocorreu no Facebook Marketing Summit, evento anual do Facebook na Holanda, que foi realizado no dia 21 de maio de 2019. Com slides mostrando como os anúncios serão introduzidos no aplicativo, a equipe do aplicativo divulgou a novidade de exibição de propagandas no aplicativo. A partir dessa recente característica do status no WhatsApp, será garantido ao aplicativo uma nova forma de monetização de seus serviços.

Como o recurso “Stories” do Instagram, o “Status” do WhatsApp ocupa a tela inteira quando se clica neles. O WhatsApp adicionou esse recurso de Status no ano passado, permitindo que os usuários criem postagens temporárias de 24 horas como forma de compartilhar os últimos acontecimentos de suas vidas com seus contatos.

Com esse novo recurso de propagandas no aplicativo de mensagens, as publicidades também aparecerão, assim como o “status”, em tela cheia para os usuários. Em vez de mostrar uma foto e um nome do perfil de contato quando se seleciona um status, o nome do anunciante ou da empresa será exibido no anúncio associado. Além disso, os anúncios do WhatsApp permitirão que os usuários descubram mais informações sobre o anunciante deslizando as propagandas para cima.

Assim, por meio desse recurso, o WhatsApp fornecerá às empresas e agências de publicidades o envio de comerciais para os usuários, sendo direcionados produtos com base nos interesses destes.

O aplicativo pendente ainda ter propagandas menos invasivas, uma vez que o interesse é que os usuários continuem utilizando o aplicativo sem migrar para as plataformas concorrentes. Porém, não está claro quais dados o Facebook pretende extrair das “conversas privadas” das pessoas para direcionar os anúncios para os usuários.

Esse recurso estará disponível tanto no sistema Android quanto no sistema iOS a partir das atualizações do aplicativo no ano de 2020.

Novidades no WhatsApp Businesses

No evento também foi confirmado que o WhatsApp Business, a versão do aplicativo voltada para as mensagens entre clientes e pequenas e grandes empresas, receberá atualizações focadas em uma organização para o contato mais direto e simples entre os usuários.

Os clientes que estiverem usando o WhatsApp for Business poderão, então, experimentar opções avançadas de formato de mensagens, com novos formatos de visualização, por exemplo, de PDFs e imagens, em que será possível adicionar textos nas mensagens em que tais arquivos foram anexados.

Além disso, o catálogo existente do Gerenciador de Anúncios do Facebook será integrado ao catálogo de produtos do WhatsApp, o que proporcionará uma visualização mais simples e direta dos produtos oferecidos por cada empresa, tendo assim informações sobre os preços e descrições completas dos negócios e produtos.

Respostas de alguns usuários à novidade do aplicativos

Depois do anuncio realizado no evento, alguns usuários não foram convencidos pelo novo recurso. Esses usuários se posicionaram contra à exibição de propagadas a partir da ferramenta de status do aplicativo, discutindo a possibilidade de utilizar outros aplicativos de mensagens instantâneas, como o aplicativo Telegram.

Rafaela Mustefaga

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